Uma equipe de técnicos da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Santa Maria realizou, na quarta-feira (07), um trabalho de fiscalização da vacinação contra febre aftosa em áreas de risco. A ação ocorreu no Campo de Instrução do Exército (CISM), tendo sido acompanhada a imunização de 64 animais que fazem parte do rebanho cadastrado na propriedade.

A área foi escolhida para acompanhamento devido ao alto índice de movimentação de bovinos (por possuir arrendatários) e pela proximidade com zona de matadouros. A vacina aplicada foi doada pelo Estado, por tratar-se de instituição e área de risco.

Outras áreas de risco também estão sendo acompanhadas durante a campanha de vacinação, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e áreas urbanas, através de amostragem. O objetivo da fiscalização é garantir um índice vacinal acima de 90%.

CAMPANHA – A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou no último dia 1º de novembro. Nos 26 municípios de abrangência da supervisão Regional de Santa Maria da Seapi, deverão ser imunizados cerca de 320 mil bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Deste total, aproximadamente 32 mil animais deverão receber a dose da vacina somente no município de Santa Maria.

A campanha vai até o dia 30 de novembro e os produtores devem adquirir as doses da vacina nas casas agropecuárias credenciadas e, após, comprovar a vacinação através da nota fiscal na Inspetoria de Defesa Agropecuária de seu município.

 

 

Foto: IDA/Divulgação