A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará microchipagem em cavalos nesta sexta-feira (29), na Vila Maringá, bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Um posto será montado em frente ao salão comunitário da Igreja Santa Cecília. Das 14h às 17h, os donos de equinos usados para tração deverão ir até o local para a colocação dos identificadores nos animais.

A iniciativa é gratuita e voluntária neste primeiro momento. Porém, os cavalos de tração estarem identificados é uma obrigação prevista em lei municipal. Por isso, nas próximas semanas, a Prefeitura dará início a blitze para verificar a situação daqueles que não realizaram a identificação eletrônica dos equinos, podendo ser geradas notificações e até multas. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

O objetivo da microchipagem em cavalos de tração é evitar furtos, acidentes e maus-tratos. O dono do equino recebe um certificado e o Registro Geral de Animais. A ação tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Centro de Reabilitação de Equinos, do Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal (IABEA), da Guarda Municipal, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano e do 4º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Arquivo