Trânsito

Os Transportadores Escolares de Santa Maria ganharam mais três anos de autorização para circular com os veículos. A Lei do Transporte Escolar, que aumenta a vida útil da frota das vans de 15 para 18 anos, a contar da data da fabricação, foi assinada pelo prefeito Jorge Pozzobom no início da noite desta segunda-feira (6), na Gare. Além disso, consta na lei que não será permitida a inclusão de veículos na frota de transporte escolar com idade superior a 10 anos, a contar do ano de fabricação do veículo. Outra mudança anunciada é a unificação das vistorias municipais e estaduais, evitando que os transportadores tenham um gasto duplicado, sendo válida a vistoria estadual.

“Era mais simples assinar esta lei no gabinete, mas precisamos ter mais empatia e nos colocarmos no lugar da classe dos transportadores escolares, que foi uma das mais atingidas pela pandemia. Depois de mais de um ano sem aulas, minha maior alegria é poder ver todos vocês trabalhando. Por isso, pensamos em nos reunir aqui na Gare para que todos pudessem acompanhar este importante momento. Viva a vida, viva o trabalho”, disse o prefeito, que reuniu motoristas de vans na Gare.

No ano passado, o chefe do Executivo solicitou aos representantes da secretaria de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, que elaborasse estratégias que alterassem a legislação para atenuar o impacto causado pela pandemia no setor de transporte escolar.

“Aumentar a vida útil da frota de veículos escolares e a unificação das vistorias é uma mudança que demonstra nosso respeito e consideração com todos os profissionais do transporte escolar, pela importância da atividade que desempenham, transportando os nossos estudantes”, reforçou o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, presente no ato.

Para o representante dos Transportadores de Veículos Escolares, Altemar Razeira, é um momento de muita comemoração.

“Agradeço a todos que participaram e apoiaram esta luta pelo aumento da vida útil de cada veículo. Há mais de cinco anos reivindicamos para que a lei fosse alterada. Alguns não acreditavam que sairia do papel. Mas, agora, temos o resultado. Com a aprovação por unanimidade, faz aumentar em mais três a circulação dos veículos e atende um pedido de todos os transportadores, pois são quase 500 prefixos de veículos que circulam diariamente pelo Município. Agradecemos em especial a sensibilidade dos poderes Executivo e Legislativo em atender o pedido”, destacou Razeira, que participou da assinatura da lei.

Na última quinta-feira (2), a lei 6.586 foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. A Lei que já está em vigência.

O ato também contou com as seguintes presenças: os vereadores Admar Pozzobom e Luci Duartes, o presidente dos Condutores de Transporte Escolar de Santa Maria (CTESM), Ronaldo Vidal, o vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Renan Menezes, além demais transportadores escolares e seus familiares.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação