Trânsito

Para facilitar a travessia de pessoas e de ciclistas, além de proporcionar mais fluidez ao tráfego de veículos na Avenida Hélvio Basso, os dispositivos eletrônicos para pedestres começaram a funcionar na manhã desta sexta-feira (12). Essas botoeiras são as primeiras instaladas em Santa Maria. Os dispositivos em postes ligados aos novos conjuntos semafóricos, instalados pela secretaria de Mobilidade Urbana, estão nos dois sentidos da avenida, nas proximidades da entrada para a Vila Goiânia, no Bairro Uglione.

Com isso, motoristas e pedestres devem estar atentos às mudanças que ocorrem no trânsito. Os semáforos para veículos ficam ligados de maneira permanente, sempre com a luz verde para o livre tráfego de veículos. Quando o pedestre ou o ciclista desejam atravessar a avenida, eles acionam o dispositivo com a mão e têm de aguardar ligar o sinal verde de pedestre para, somente depois, fazer a travessia com segurança.

São 16 segundos para cruzar a avenida de um lado ao outro. Enquanto isso, os veículos ficam parados no sinal vermelho e aguardam o tempo do semáforo até o retorno novamente do sinal verde para seguirem pela via. Quando a botoeira não é acionada, o tráfego de veículos fica liberado mediante o sinal verde.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a instalação das botoeiras é uma contrapartida do Município com o comércio local. Além disso, a escolha da Avenida Hélvio Basso para receber esses primeiros dispositivos se dá em função de a via ser de grande circulação de veículos, ciclistas e pedestres. Também, aquele local da via liga o Município a rodovias federais.

“Santa Maria está numa evolução quanto ao enfrentamento à sinistralidade, isto é, os acidentes, e a garantia de segurança para os mais vulneráveis no trânsito, como o pedestre. Eles representam, nos últimos três anos, o maior número de vítimas fatais por atropelamento. Além das ações de melhorias na sinalização e campanhas educativas no trânsito, promovidas pela secretaria, também estamos instrumentalizando a cidade para dar prioridade e uma atenção especial aos pedestres. A Avenida Hélvio Basso, por ser uma via com grande fluxo, acesso à cidade, com uma área comercial já grande e em constante evolução, merece essa atenção e o público que por lá circulam”, justifica o secretário Ponsi.

Novos semáforos

Estes novos semáforos em funcionamento na Hélvio Basso, nas proximidades da entrada para a Vila Goiânia, no Bairro Uglione, começaram a ser instalados no início deste mês. Num primeiro momento, foram colocadas as estruturas dos semáforos e feitas as devidas sinalizações. Após, ocorreu a ligação apenas do sinal amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas e, depois, houve o funcionamento convencional nos três tempos. Como a avenida é uma via fluente, e não havia intervenção semafórica no trecho, foi preciso esta adaptação.

A Avenida Hélvio Basso é uma importante via do Município que registra diariamente um tráfego intenso de veículos que transitam pelas rodovias federais em direção ao Município. Além disso, a avenida faz a ligação da Região Sul ao Centro da cidade. Outro objetivo do conjunto semafórico é facilitar a redução da velocidade. O recente semáforo fica próximo a um controlador de tráfego, onde a velocidade permitida na via é de 50 km/h.

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação