De acordo com a última atualização do Vacinômetro, Santa Maria chegou a 500.696 doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas – a primeira delas foi em 19 de janeiro de 2021. Divulgado nesta sexta-feira (7), o número contempla a primeira e a segunda dose e a dose de reforço. Somente na primeira semana de 2022, entre a segunda-feira (3) e sexta-feira (7), já foram aplicadas 11.318 doses. Santa Maria é um dos cinco municípios do Rio Grande do Sul que mais aplicou os imunizantes conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O secretário de saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, ressalta a importância de a população se imunizar contra a doença. Ele conta que a maioria das pessoas que tem procurado a testagem para Covid-19 no Município tem apresentado sintomas leves porque já está vacinada.

“Atingimos esse número por mérito das equipes de Saúde, das equipes técnicas, das instituições que nos apoiaram, dos voluntários, enfim, por todos que nos apoiaram. Estamos em outro momento por conta da vacina. Os adultos jovens que procuram a testagem não estão internando porque já tomaram duas ou três doses. Porém, ainda estamos em alerta. Cuidados como o uso correto da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento precisam ser mantidos”, afirma o secretário.

Ribas explica que a quantia de mais de 500 mil doses aplicadas mostra a qualidade da logística de acesso às vacinas. Para exemplificar, o secretário informa que, nesta semana, mais de 4 mil doses foram aplicadas somente nos horários de turno estendido.

“Isso mostra que a população precisa de horários alternativos. Com isso, conseguimos baixar o número de retardatários. Fico feliz. É um trabalho que está dando certo. Continuamos com o Centro de Referência da Covid, com as coletas nas unidades de saúde e nos serviços de urgência e emergência. Esperamos que a vacinação siga no mesmo ritmo”, comenta.

O número de retardatários, ou seja, de pessoas que estão com a segunda dose atrasada é de 1.351. A população pode confirmar os horários de vacinação no site da Prefeitura, em “Agenda de Vacinação”.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação

Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação