A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Mobilidade Urbana e de Infraestrutura e Serviços Públicos, fará uma ação integrada, na manhã desta sexta-feira (2), com a intenção de melhorar a qualidade de vida da população de Santa Maria.

Das 8h ao meio-dia, um trecho da Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Floriano Peixoto e a Conde de Porto Alegre, ficará em meia pista no sentido Centro-bairro. O motivo é que uma equipe fará o corte e a retirada de árvores do canteiro central e elevação de copas das plantas. No local, serão replantadas 11 mudas de jacarandá por meio do programa Santa Maria de Todos Nós. Também haverá o plantio de outras 15 mudas via medida compensatória.

Na tarde desta quinta-feira (1º), foram realizadas vistorias na avenida a fim de estimar a quantidade de árvores a serem retiradas e avaliar a situação das plantas. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, muitas das árvores localizadas no trecho estão envelhecidas, tortas ou não tiveram desenvolvimento e, por isso, serão substituídas.

O replantio das árvores ficará a cargo de duas empresas que adotaram canteiros centrais da Avenida por meio do programa que oportuniza a adoção de praças, parques, canteiros, encostas de vias públicas e áreas verdes de Santa Maria. Entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro, uma empresa de imóveis fará o plantio e a manutenção de sete jacarandás, além de um canteiro de flores. Já entre as ruas Serafim Valandro e Duque de Caxias, haverá o plantio de quatro jacarandás por conta de uma construtora.

O replantio das árvores ficará a cargo de duas empresas que adotaram os canteiros. Fotos: Prefeitura/Divulgação

Como participar

Os interessados em participar do programa Santa Maria de Todos Nós devem protocolar requerimento na Secretaria de Meio Ambiente e solicitar o local a ser adotado. Após, será firmado um Termo de Compromisso de Adoção (TCA), em que estarão as obrigações, deveres e prazos de vigência.

Nos locais doados, serão permitidos paisagismo, embelezamento e demais melhorias, sem interferir no projeto do local. Porém, o adotante poderá usar publicidade com placas e outros itens, conforme padrão a ser repassado pela Prefeitura.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura