A Gare da Viação Férrea, na tarde e noite de domingo (04), foi palco da 17ª Parada Livre da Região Centro, em Santa Maria. Além de festa e apresentações, o momento foi, também, de conscientização pelos direitos sociais de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais (LGBTTI). Com promoção da Prefeitura de Santa Maria e realização da ONG Igualdade, o evento reuniu, segundo a organização, cerca de 2,5 mil pessoas.
Para a presidente da ONG Igualdade, Marquita Quevedo, a 17ª Parada Livre foi um sucesso, tanto de público quanto de lutas.
“Conseguimos reunir um grande público e só temos a agradecer pela presença de todas as pessoas que vieram lutar por uma sociedade mais igual e com menos preconceito”, destacou Marquita.
O prefeito Jorge Pozzobom participou da atividade, ressaltando que a sociedade necessita de igualdade e diversidade e, a Parada Livre, cumpre este papel, pois levanta estas bandeiras.
“O Governo incentiva eventos como este, pois a parada tem um papel importantíssimo na sociedade”, disse o prefeito.
A Parada Livre – que teve o tema “Meu voto, minha cidadania. Poder para o LGBT” -, contou, ainda, com shows, performances de drag queens, DJ’s e música, além de militância e ativismo.