A Prefeitura, por meio de Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deu início a 47ª Feira do Livro nesta quinta-feira (1º) com solenidade transmitida pelo Facebook e o Youtube da Feira, diretamente do palco do Theatro Treze de Maio. Devido à pandemia de coronavírus, este ano o evento ocorre de maneira híbrida, com atividades presenciais e online, até o dia 10 de outubro.

Promovida pela Prefeitura, em parceria com instituições do Município e do Estado e com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), este ano traz o tema “A leitura conecta gerações. E a Feira do Livro se conecta com você”. Esta edição tem como patrono Guido Cechella Isaia. O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha e a professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. O homenageado póstumo é Carlos Alberto Bellinaso.

Na cerimônia de abertura, a trajetória do patrono, Guido Cechella Isaia, foi apresentada pelo ator Ricardo Paim, que leu um texto de Carlos Omar Villela Gomes, escritor e compositor premiado na 27ª Tertúlia Musical Nativista, ocorrida em setembro deste ano.

Em seguida, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, agradeceu à comissão organizadora, que aceitou o desafio de fazer uma Feira do Livro diferente. Ela também convidou todos a acompanharem a programação da 47ª edição.

“A Feira do Livro é um evento consolidado no coração dos santa-marienses. Ao longo dos anos nos conectamos com as pessoas, com as livrarias e com a cidade como um todo. Esta edição, que ocorre neste ano atípico, precisou ser reinventada. Agradeço à comissão organizadora, que com carinho e dedicação, aceitou o desafio de repensar a Feira, de encontrar maneiras de ultrapassarmos barreiras para nos conectarmos com o público. Convido todos a acompanharem a programação, pensada em detalhes para todos”, destacou Rose.

A noite continuou com o primeiro Livro Livre desta edição, que teve a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro.

Todo o evento terá transmissão online pelo Facebook e pelo o Youtube da Feira do Livro de Santa Maria. Das atividades presenciais, estão os lançamentos de livros e as vendas de materiais pelas 13 livrarias que são participantes desta edição. A comercialização de livros e de outros itens também ocorre pelas lojas virtuais e por Whatsapp, com o serviço de tele entrega.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: João Alves/PMSM/Divulgação