Cidade

Em reunião ordinária da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente (CPSMA) da Câmara de Vereadores de Santa Maria realizada na manhã desta quinta-feira (23), a presidente do colegiado, vereadora Dr.ª Deili (PTB) cobrou dos representantes da Prefeitura medidas urgentes e efetivas para a falta de médicos e profissionais na cidade.

Na reunião, esteve presente o secretário Adjunto de Saúde, Guilherme Ribas, e a coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Balim, que foram chamados para prestar esclarecimentos, aos parlamentares, a respeito de diversos relatos recebidos da população de dificuldades enfrentadas nas Unidades de Saúde.

Na ocasião, Ribas explicou algumas ações que estão em planejamento e modelos de contratação em estudo, com a finalidade de minimizar o impacto junto à população pela escassez de profissionais.

Em contraponto,  a dr.ª Deili disse que não se tem tempo para ficar em estudo, que isto deveria já ter sido feito e cobrou firmemente medidas em curto prazo e eficazes.

“Neste tema, estamos naquele estágio de sobrevida. A saúde vai entrar em falência! É necessário pensar em outro modelo imediatamente” criticou a parlamentar.

Outro item tratado com os gestores diz respeito aos reiterados casos que chegam ao conhecimento de cidadãos que esperam por horas atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sendo que, em determinadas ocasiões, vão embora sem atendimento.

“Transparece-nos que está faltando é fiscalização de fato. Existir no papel alguém responsável é uma coisa, mas e na prática? De nada adianta relatórios mensais de teoria e não estar diariamente acompanhando lá dentro da Unidade, pois estamos diante de uma fiscalização entre aspas”, disse a vereadora.

A Comissão deliberou, por unanimidade, que irá enviar um documento, ao Executivo, em que solicitará no prazo de 5 dias cópia do documento que trata a respeito da contratação de novos médicos e profissionais e o prazo para que ocorra.

 

 

Crédito da foto: Divulgação/Assessoria Deili