Uma das atividades culturais de mais tradição do Município já está à espera dos apreciadores da literatura. A Feira do Livro de Santa Maria foi aberta oficialmente na manhã deste sábado (27), no Theatro Treze de Maio, que também é palco da cultura. A mudança do local da solenidade se deu em função do mau tempo. Nesta 46ª edição, mais de 250 escritores estão previstos nas atividades que seguirão até 11 de maio, das 13h às 20h30min (aos sábados, começa as 10h), na Praça Saldanha Marinho.
Na solenidade, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu o patrono da Feira, Maurício Corrêa Leite, os familiares do homenageado, Humberto Gabbi Zanatta, e o professor homenageado, Pedro Brum Santos.
“Temos o maior número de bancas de livros, que, nesta edição, chega a 40, e muitos autores premiados que virão para falar para o público. Também temos o nosso patrono, o nosso professor e o nosso homenageado, que sempre fez algo que hoje devemos fazer mais: compartilhar o amor que temos por Santa Maria”, reforçou o prefeito, em referência a Zanatta, falecido em dezembro de 2018.
O escritor e ex-vereador de Santa Maria foi representado pela esposa, Eunice Zanatta.
“Ele sempre acreditou na construção e propagação em conjunto da literatura, sentimentos que a Feira do Livro está propondo”, disse Eunice.
O professor homenageado da 46ª edição, Pedro Brum Santos, falou sobre a sua experiência com a literatura.
“Tenho a crença de que contar histórias é criar vínculos com o próximo”, declarou o escritor que, neste ano, assina a reedição da ‘Obra Completa de Prado Veppo’, pela Editora da UFSM.
O patrono
Para o patrono, Maurício Corrêa Leite, a Feira do Livro de Santa Maria chama a atenção por direcionar o olhar para os jovens por meio do slogan ‘Devore um livro para descobrir novos mundos’. “O importante da literatura é a diversão”, defende o promotor de leitura e arte e educador brasileiro, que teve a sua trajetória apresentada em vídeo narrada pelo jornalista Marcelo Canellas, patrono da Feira em 2017.
As atividades têm realização da Prefeitura, da Câmara do Livro, da Cesma, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Para saber mais sobre os homenageados e a programação completa, acesse aqui.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria