Esporte

Após dois anos de espera, os Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma) estão de volta. A Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte e Lazer, realiza nesta sexta-feira (10), às 14h, uma grande cerimônia de abertura no Centro Desportivo Municipal (CDM). Celebrando o reencontro, delegações de grande parte das escolas participantes estarão presentes para dar início ao torneio que vai contar com disputas em 16 modalidades. Como parte da cerimônia de abertura dos jogos, haverá um desfile das delegações e apresentações de ginástica rítmica e patinação. A data de início dos jogos e o calendário devem ser anunciados nos próximos dias.

O Jesma 2022 traz oito novas categorias: futebol sete, vôlei de areia, capoeira, taekwondo, canoagem, ginástica rítmica, golfe e skate. As modalidades coletivas são futsal, vôlei, basquete e handebol, e as individuais são atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez e a gincana Assampar (recolhimento de lacres de latinhas e tampinhas plásticas que serão destinados à campanha para aquisição de cadeiras para paraatletas)

O prefeito Jorge Pozzobom celebra a realização dos jogos com grande envolvimento das escolas de Santa Maria.

“Esporte é saúde, e o bem-estar dos santa-marienses é uma prioridade do nosso governo. Estamos com grande parte da população vacinada contra a Covid-19 e isso nos possibilita essa grande reunião de jovens estudantes disputando o Jesma. Ficamos dois anos sem encontros e o esporte é um desses momentos em que a gente celebra a vida, a saúde e a competição saudável”, afirma o prefeito.

Para o secretário de Esporte e Lazer, o Jesma marca um retorno em grande estilo em 2022, desde o início da pandemia.

“Voltamos com o Jesma com um grande número de equipes, 61 ao todo. Isso mostra a vontade dos alunos em participarem dessa integração de saúde e educação que o esporte proporciona. Destaco o empenho e participação dos professores em reunir as equipes de suas escolas. Com certeza, teremos um grande torneio. Nesse retorno também estamos com novidades, oito novas modalidades que contemplam esportes praticados em Santa Maria como o golfe e canoagem”, comenta o secretário.

A cerimônia de abertura do Jesma é aberta à comunidade com entrada gratuita. A Prefeitura sugere que quem for ao CDM participar do evento leve uma contribuição para a Campanha do Agasalho do Município.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, no telefone (55) 3921-7140 e WhatsApp (55) 99620-9130, e pelo e-mail [email protected]

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: PMSM/Divulgação