Moradores do Bairro Campestre do Menino Deus terão uma boa oportunidade para descartar materiais inservíveis, na manhã desta quarta-feira (7), quando ocorre uma ação do programa Descarte Legal, promovido pela Prefeitura, envolvendo as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), a partir das 8h30min. A ação foi planejada para fazer parte da Semana do Meio Ambiente.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Vinícius Moraes, será uma ação única, em alusão à Semana do Meio Ambiente e ainda não foram agendadas outras ações deste tipo.
“Foi escolhido o Bairro Campestre por ser uma região de mata atlântica, muito importante à preservação e conservação do meio ambiente em nosso Município. É que alcança os rios Vacacaí e Vacacaí Mirim, o Parque dos Morros, o futuro Parque da Barragem e a barragem do DNOS, a qual ainda bebemos parte da água de lá. A ação será de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Quanto aos resíduos recolhidos, os rejeitos serão destinados ao aterro sanitário e materiais com possibilidade de valorização serão destinados para a ASMAR”, explica Moraes.
DESCARTE LEGAL
O Programa Descarte Legal teve início em 2019 com o propósito de oferecer ao contribuinte um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo). Ele foi ampliado e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos e a Coleta Seletiva.
Na página, você encontrará informações sobre todos os serviços prestados na área de Gestão de Resíduos Sólidos em Santa Maria e ainda poderá protocolar reclamações, sugestões e solicitações por meio do canal Linha Verde.
Em relação aos resíduos descartados de forma irregular em áreas públicas do Município, eles são recolhidos pelo serviço de Coleta de Focos – aproximadamente 7.500 toneladas por ano de resíduos são removidas por meio desse serviço. Denúncias sobre a existência de focos também podem ser realizadas pelo canal Linha Verde.
Fonte: PMSM
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação