A família do adolescente Gustavo Venturni Ferreira, de 15 anos, que tem Ceratocone, luta para conseguir uma cirurgia para o adolescente. Atualmente morando em Americana, no Estado de São Paulo, o adolescente é santa-mariense e recentemente foi aprovado em uma peneira do União Barbarense. Por conta da doença, o garoto precisa passar por três cirurgias para não perder a sua visão, sendo que uma já foi realizada na semana passada.
“Meu amado filho foi diagnosticado com Ceratocone, uma rara doença que afeta a visão causando a cegueira. Meu filho joga futebol desde muito pequeno e acabou de passar em duas peneiras para time de base aqui em São Paulo. Não temos todo o valor para as duas cirurgias necessárias para que ele não perca a visão, infelizmente não possuímos plano de saúde e o SUS não disponibiliza estas cirurgias a tempo! Se não fizermos estas cirurgias o quanto antes, ele irá ficar cego e não só não poderá mais jogar futebol, como simplesmente viver normal”, afirma Cristiane Venturini da Rosa, mãe do adolescente.
“No dia 1º de março, o Gustavo vai passar por uma cirurgia para colocar anéis de ferrara nos dois olhos”, explica Priscila Canto, que é tia do adolescente, mora em Santa Maria e está engajada na vaquinha criada para arrecadar dinheiro para as cirurgias.
Como ajudar
Quem quiser ajudar Gustavo pode doar por meio da vaquinha neste link ou via pix 31587027895 (CPF).
O que é o Ceratocone?
O Ceratocone é uma doença dos olhos que atinge diretamente a córnea. Com isso, essa estrutura fica curvada para fora do olho, semelhante a um “cone”. A principal causa é o hábito de coçar os olhos e os sintomas variam de acordo com o grau da doença.
Os sintomas aparecem pela primeira vez durante a puberdade ou no final da adolescência e incluem visão turva e sensibilidade à luz e claridade.
A visão pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato desde o início. Os casos avançados podem exigir um transplante de córnea.