Foi anunciado nesta terça-feira (09)  mais um serviço do Hospital Regional de Santa Maria. Em visita à cidade, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou a abertura do ambulatório de cardiologia. A capacidade será para 320 consultas e 1,2 mil exames por mês.

O atendimento foi um pleito dos prefeitos e secretários de saúde da região, onde há um passivo de cerca de 1,8 mil pessoas aguardando consulta especializada em cardiologia. Uma nova reunião nesta quarta-feira (10/7) entre representantes dos municípios e técnicos da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde definirá as questões quanto à regulação e fluxos para a marcação das consultas.

Na cerimônia de anúncio da ampliação, a secretária Arita destacou o alto grau de satisfação demonstrado pelos usuários atendidos no Hospital Regional, no ambulatório de pacientes crônicos hipertensos e diabéticos.

“É gratificante ouvir essas manifestações positivas que evidenciam o cuidado da equipe técnica de excelente nível que temos aqui”, afirmou.

Ambulatório com atendimento diferenciado

O Hospital Regional de Santa Maria foi inaugurado em julho de 2018 oferecendo, inicialmente, um serviço ambulatorial para pacientes crônicos hipertensos e diabéticos de alto risco. O modelo prevê um atendimento multidisciplinar no qual os usuários são encaminhados a partir da Atenção Básica de 32 municípios da Região Central do Estado. No ambulatório, eles são atendimentos por diferentes profissionais, como cardiologistas, endócrinos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos.

Farmácia e clínica de hemodiálise

Ainda durante o evento no Hospital Regional, a secretária Arita Bergmann fez outros dois anúncios para a cidade de Santa Maria. Um deles refere-se à transição da gestão da farmácia estadual ao município. Assim, a partir de agosto, a prefeitura de Santa Maria será a responsável pela entrega aos residentes em Santa Maria dos medicamentos adquiridos pelo Estado e Ministério da Saúde.

Além disso, foi assinado o contrato de prestação de serviços de hemodiálise com a Clínica Renal Santa Maria Ltda, que passará a ofertar 4,7 mil procedimentos por mês, com um investimento de R$ 400 mil mensais pelo Estado.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Crédito da foto: SES/Divulgação/Arquivo