A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, reforça que todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com uso e comercialização proibidos, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada na última quinta-feira (9). Enquanto a medida 475/2023 da Anvisa estiver em vigor, nenhum lote de qualquer destes produtos pode ser utilizado ou comercializado.
O Executivo Municipal solicita que os responsáveis técnicos ou legais de estabelecimentos realizem imediatamente a interrupção de uso ou comercialização de todas as marcas de produtos do tipo. Todos os locais que utilizam ou comercializam pomadas para modelar e trançar cabelos, como salões de beleza, serviços de estética, farmácias, drogarias, comércios varejistas ou atacadistas de cosméticos ou qualquer outro tipo de estabelecimento com tais produtos, devem segregar e identificar o produto a fim de que não seja exposto ao consumidor.
A decisão é válida enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular pela Anvisa. Deverão também entrar em contato com a Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria por meio dos telefones (55) 3921-7175 ou (55) 3217-0953.
Fonte: PMSM
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil