Política

O vereador João Kaus (MDB) virou alvo de uma representação da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Por unanimidade, quatro vereadores decidiram encaminhar uma denúncia após uma declaração no Facebook para a Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar (CCJ).

Na sessão da última quinta-feira (22), o parlamentar se envolveu em uma discussão no Facebook após uma publicação de um estudante em protesto aos vereadores que votaram contra a moção de repúdio ao programa Future-se, de autoria de Valdir Oliveira (PT). Na ocasião, o emedebista escreveu nos comentários da publicação a seguinte frase: “Parece um bando de piranhas”.

A denúncia partiu da vereadora Luci Tia da Moto (PDT).

“Muitas mulheres, inclusive colegas professoras, me cobraram uma atitude após essa declaração infeliz do vereador. Então decidi levar o caso para votação na mesa diretora. Jamais vou aceitar uma declaração dessa contra nós mulheres, ainda mais no meio de uma sessão plenária”, ressaltou a vereadora.

O que diz João Kaus

O vereador diz que em momento algum quis atacar mulheres e, sim, quis fazer uma alusão ao animal piranha.

“Como estava sendo atacado ferozmente por um grupo de pessoas, homens e mulheres, quis fazer uma comparação com os peixes da espécie piranha, que é conhecido pelo ataque em grupo. Em cima disto, os oportunistas criaram uma polêmica”, explica Kaus.

A ação foi enviada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde passará pelo crivo do ouvidor Admar Pozzobom (PSDB). Após avaliação, o tucano poderá escolher pelo arquivamento ou pela abertura de uma subcomissão de ética e decoro parlamentar.

O que são piranhas?

As piranhas são peixes de água doce, conhecidos por serem ágeis e carnívoros. A espécie possui dentes afiados que são capazes de triturar sua presa com facilidade.

Discussão ocorreu um post no perfil pessoal de um estudante.

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Reprodução