O árbitro santa-mariense Anderson Daronco, 38 anos, vai comandar o Gre-Nal418 pelo Campeonato Gaúcho, que será disputado na Arena, domingo, às 19h, que vale pela décima rodada da competição. O maior jogo dos gaúchos terá o auxílio do VAR, a arbitragem de vídeo. Este será o quinto clássico do juiz em competições locais e nacionais.
Daronco é árbitro Fifa desde 2015, mas foi escolhido para integrar o quadro de arbitragem da entidade máxima do futebol em 30 de outubro de 2014. O professor de Educação Física criado no bairro Itararé, é professor de Educação Física e é casado com a também professora de Educação Física Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, com quem dois filhos. Ela é coordenadora do Nemaefs – Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação de Educação Física.
Conforme a esposa, recentemente Daronco largou duas especializações para se dedicar exclusivamente à arbitragem – a Especialização em Educação Física Escolar e de Saúde. Além de jogos profissionais, o santa-mariense também já arbitrou decisões de campeonatos amadores regionais, como a Copa A Razão.
O Gre-Nal deste domingo será o quinto de Daronco. Ele apitou três clássicos pelo Gauchão e um pelo Brasileirão. O último foi no ano passado, o jogo de ida das quartas de final do estadual vencido pelo Grêmio, na Arena, por 3 a 0.
Crédito da foto: CBF/Divulgação