Por Christiano Pretto
A comunicação é uma das principais ferramentas que faz parte da vida do advogado e, já que ele precisa valer-se dessa habilidade, é bom que saiba como executá-la de modo eficaz.
Além de ter conhecimento sobre o tema objeto da alegação, o profissional necessita saber expor com clareza os fatos e argumentos apresentados durante a exposição.
Importante ter em mente, que a linguagem argumentativa não é uma exclusividade somente ao direito, mas que esta mantém ligação com temas sociais, éticos, políticos, filosóficos e jurídicos que se referem ao ser humano.
Dessa forma, como qualquer outra aptidão, é preciso colocar em prática e treinar sempre que tiver oportunidade de falar em público.
Costumo dizer que não adianta assistir a vídeos de como fazer, sem ter a atitude de começar a exercitar a oratória. Saliento que na nossa profissão, o advogado precisará se comunicar de forma oral, por quase toda sua vida jurídica, logo, é preciso que saibamos como fazer. Caso contrário, estaremos nos expressando sem saber.

Christiano Pretto atua na área criminalista em Santa Maria.