Os atendimentos de baixa e média complexidade de oftalmologia pelo SUS para pacientes de Santa Maria voltarão a ser realizados no Município. A partir desta terça-feira (10), os serviços terão início na Casa de Saúde, em frente ao novo ambulatório, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Sefas e o Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno.

“Foi um esforço que partiu da Prefeitura com o objetivo de realizar, de forma gradativa, os atendimentos oftalmológicos a pacientes de Santa Maria sem a necessidade de deslocamento para o município vizinho, garantindo comodidade aos usuários e economia aos cofres públicos”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Até então, o hospital vizinho já vinha fazendo cerca de 300 consultas mensais de pacientes de Santa Maria. Com isso, o Município era responsável pelo transporte dos usuários. As vagas seguem sendo disponibilizadas pelo Estado, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), e o Município faz o agendamento.

O novo ambulatório foi reformado pelo Hospital São Roque, que seguirá sendo o prestador dos serviços. Neste primeiro momento, as primeiras consultas e as de retorno seguirão em Faxinal do Soturno. Porém, a partir desta terça-feira, passarão a ser agendadas 20 consultas diárias conforme a lista de espera, e levando em consideração a urgência de cada caso. Uma vez zerada a lista de espera, as demais passarão a ocorrer de forma local, com o objetivo de aumento de consultas.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação