Região

Faltando menos de uma semana para o começo dos atendimentos no Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria, representantes de secretarias de Saúde dos municípios da região se reuniram ontem. (5).

Conforme a direção da instituição de saúde, neste primeiro mês, serão realizadas 112 consultas que já foram agendadas aos 32 municípios que compõem a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). A partir de setembro, serão 320 atendimentos, entre atendimentos inéditos e de retorno. Para Santa Maria, estão sendo disponibilizadas 55 consultas em agosto.

“O Ambulatório de Cardiologia é importante para a região porque impede o agravamento de doenças cardíacas da população. Como havia poucas vagas, muitas situações se agravavam durante a espera. Em Santa Maria, temos cerca de 1,3 mil pacientes em espera para a cardiologia, sendo que são os pacientes com o maior índice de internações. Com o ambulatório, vamos poder tratar essa parte da população de uma forma melhor”, explica o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, que participou da reunião.

Atualmente, os atendimentos de cardiologia são feitos via Consórcio Intermunicipal de Saúde, gerando grandes gastos aos Município, conforme o secretário. Com o ambulatório do Hospital Regional, o paciente terá acesso a um plano de acompanhamento entre a rede de Atenção Básica e a instituição de saúde. Entre as consequências, estão as diminuições dos casos de morbidades e mortalidades.

O funcionamento do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria foi anunciado pelo Governo do Estado em julho deste ano. Os pacientes começarão a ser recebidos a partir de 12 de agosto, no período da manhã. O Regional já conta com o Ambulatório de Atenção Especializada de Diabetes e Hipertensão de Alto e Muito Alto Risco.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto:Prefeitura/Divulgação