Para coibir o uso de bebida alcoólica junto à direção, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma Operação Balada Segura. As barreiras foram em trechos da Rua Serafim Valandro e da Avenida Hélvio Basso, entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16). Dos 98 veículos abordados, sete motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, sendo aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Constatamos um número alto de recusa dos motoristas para não fazerem o teste de etilômetro. Todos sabem que o equipamento é utilizado neste tipo de Operação e acusa o nível de álcool no organismo. É de conhecimento de que se o motorista dirigir após ingerir bebida alcoólica está infringindo a lei, e trazendo risco para sua vida e de outras pessoas. Atenção e cuidado no trânsito é uma responsabilidade de cada um. Se beber, não dirija, utilize outros meios ou peça carona”, reforça o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.
Nesta ação também foram abordados dois veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecido a opção para o pagamento dos débitos através do aplicativo bancário como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Os dois motoristas optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção. Ainda durante a Operação, um condutor foi flagrado conduzindo o veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo aplicada as penalidades de acordo como prevê o CTB.
A Operação Balada Segura deste final de semana foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), com apoio da Brigada Militar.
Dados da Operação:
Veículos abordados: 98
Total de autuações: 24
Autuados por recusa: 7
Testes de etilômetro: 91
Fonte: CTMU
Foto: PMSM/Divulgação