Devido ao temporal que atingiu Santa Maria na manhã desta quarta-feira (30), e com a perspectiva de que chova ainda mais nos próximos dias, a Prefeitura reuniu, no Centro Administrativo Municipal, a Defesa Civil Municipal, a Estadual e o Corpo de Bombeiros. O grupo fez um balanço dos estragos registrados até agora e discutiu a estratégia para amenizar eventuais danos nos próximos dias.

Até agora, 30 casas sofreram destelhamentos na cidade, sendo que 18 árvores caíram e 12 delas atingiram vias públicas. Na avaliação do grupo, o impacto na cidade, até agora, foi baixo se comparado a outros municípios da região, no entanto, já que há previsão de chuva para até o dia 5 de novembro, existe a necessidade de ações que amenizem eventuais estragos.

Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) estão nas ruas, avenidas e estradas para realizar “manobras de socorro”, que incluem atendimento a famílias que tiveram suas casas danificadas, distribuição de lonas, desobstrução de vias públicas, corte de árvores e monitoramento de áreas de risco, principalmente aquelas próximas de córregos, várzeas e rios.

A área do Balneário Passo do Verde, ao Sul da cidade, no Distrito de Passo do Verde, e a barragem do DNOS, no Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte, recebem atenção especial do Poder Público. No Passo do Verde, há possibilidade de alagamento devido à alta do Rio Vacacaí. Na barragem do DNOS, que represa o Rio Vacacaí-Mirim, uma equipe da Defesa Civil Municipal esteve no local na manhã desta quarta, e apontou que a situação está sob controle. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fará uma vistoria técnica ainda nesta quarta.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação