A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 9ª Balada Segura de 2021 na noite deste sábado (24) e na madrugada deste domingo (25). As barreiras foram instaladas na Rua Serafim Valandro, no Centro, e na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. A operação ocorreu das 19h de sábado à 1h de domingo, sendo que 123 veículos foram abordados.
Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), 14,63% dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. Dois motoristas foram autuados por embriaguez. Eles se recusaram a fazer o teste de etilômetro, mais conhecido como bafômetro.
Além disso, oito veículos abordados na operação estavam com o licenciamento vencido. Entretanto, sete condutores optaram por pagar os débitos durante a blitz, por meio de aplicativo bancário.
A lei estadual 55.514/2020, denominada Veículo Legal, regulamenta que em ações de fiscalização programadas pode ser ofertada aos motoristas a opção de regularizar os débitos durante a abordagem. Assim, com o pagamento do licenciamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação de medida administrativa.
O motorista que optou pelo não pagamento do débito, além de ter sido autuado, teve o veículo recolhido.
A Balada Segura teve a participação de agentes da CTMU, de integrantes do Programa Vida no Trânsito, de guardas municipais e de policiais da Brigada Militar.
Dados da operação Balada Segura*
– Veículos abordados: 123
– Veículos autuados: 18
– Veículos recolhidos: 1
– Condutor sem CNH: 0
– Total de autuações: 18
– Testes do etilômetro: 66
– Autuados por recusa ao teste do etilômetro: 2
– Autuados por teste do etilômetro: 0
– Autuados por crime de trânsito: 0
– Total de autuados por embriaguez: 2
Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação