Trânsito

Entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada deste sábado (28), foi realizada a 13ª edição da Balada Segura em 2021. Desta vez, a operação ocorreu na Rua dos Andradas, no Bairro Centro, e na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, entre 19h e 1h.

No total, foram 61 veículos abordados, dos quais 21 foram autuados. Dois veículos foram recolhidos devido a irregularidades. Ao longo da operação, 48 motoristas realizaram testes de etilômetro. Desses, quatro foram autuados por embriaguez, três deles por recusa de teste e um porque o etilômetro constatou consumo de álcool acima da permitida para conduzir o veículo, segundo prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com os dados da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), 34,43% dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito.

Ainda durante a 13ª Balada Segura, três veículos foram flagrados com o licenciamento vencido. Dois dos motoristas optaram por realizar o pagamento dos débitos por aplicativo bancário, no próprio local da autuação, conforme prevê a Lei Estadual.  Ao que optou por não pagar, foram aplicadas as medidas administrativas, de acordo com o CTB.

Um condutor também foi multado por realizar manobra perigosa através de frenagem e deslizamento de pneus, o popular “cavalinho de pau”. As penalidades para esse caso estão previstas do Artigo 175 do CTB.

Participaram da 13ª Balada Segura seis agentes de trânsito da Prefeitura de Santa Maria, com apoio da Guarda Municipal e Brigada Militar.

DADOS DA 13ª OPERAÇÃO BALADA SEGURA

Veículos abordados – 61

Veículos autuados – 21

Veículos recolhidos – 2

Total de autuações – 24 (alguns veículos podem ter sido autuados por mais de uma irregularidade)

Testes etilômetro – 48

Autuados por recusa de teste de etilômetro – 3

Autuados por resultado de teste de etilômetro – 1

Total de autuados por embriaguez – 4

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação

Foto: PMSM/Divulgação