De forma organizada, a primeira noite da Calourada Segura 2022 foi considerada tranquila pelos órgãos de segurança. A Prefeitura de Santa Maria e demais instituições envolvidas nas atividades realizadas na Praça Saturnino de Brito e arredores, no Centro, informaram que cerca de 8,5 mil pessoas estiveram no local entre a noite de segunda-feira (11) até por volta das 3h da madrugada desta terça-feira (12). As atividades seguem até quinta-feira (14), e trechos próximos ao local terão bloqueio total a partir das 19h.

Três celulares furtados

Conforme o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, três pessoas relataram a ele que tiveram seus celulares furtados no local. Na ocasião, o superintendente orientou que procurassem a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), que fica próxima à Praça, para fazerem o boletim de ocorrência.

Brigada Militar deslocou diversas viaturas para o local. Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação

Motos da Guarda Municipal danificadas

Já a Guarda Municipal registrou uma ocorrência de dano ao patrimônio. Uma pessoa derrubou duas motocicletas da Guarda que estavam estacionadas, com isso, foram danificados os manetes de freio e a embreagem. Através das câmeras de monitoramento, os operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) conseguiram identificar o suspeito e as equipes da Guarda que estavam no local o detiveram e o conduziram à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). O suspeito não era acadêmico.

Limpeza do local

Na madrugada e início da manhã desta terça-feira, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a limpeza da Praça e entorno, das 5h45min até as 7h30min.

Funcionários da Prefeitura realizaram a limpeza do local. Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação

Trailers fechados

Durante a realização das atividades, uma equipe de fiscalização da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização fechou dois trailers por estarem fora do local apropriado, ou seja, não tendo permissão para trabalhar, na Rua Duque de Caxias. A equipe também orientou oito bares e nove distribuidoras de bebidas a fecharem cumprindo o Decreto Municipal.

Bloqueios nas ruas seguem até quinta

O bloqueio total nas ruas Doutor Bozano, entre a Serafim Valandro e a Duque de Caxias; Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Coronel Niederauer; e na Coronel Ernesto Marques da Rocha, entre a Niederauer e a Bozano, ocorre diariamente a partir das 19h (ou conforme a necessidade). As vias com bloqueio estarão sinalizadas para orientar os motoristas e pedestres.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM