Política

A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (30) o projeto de lei que “Institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre jovens e adolescentes”. O projeto é de autoria da vereadora Dr.ª Deili (PTB).

Proposto ainda no mês de fevereiro, o projeto tem por finalidade desenvolver em todos os espaços do território do Município de Santa Maria, com prioridade nas Instituições de Ensino, ações de conscientização sobre a temática do suicídio, bem como, capacitar cidadãos a identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes e os serviços que os assistem.

“É um dever de toda a sociedade desenvolver políticas públicas e ações para contribuir nesta verdadeira luta e retirar o suicídio da lista epidemiológica do Ministério da Saúde, o que demonstra a gravidade deste problema” defendeu Dr.ª Deili.

Palestras, discussões, rodas e eventos com especialistas a respeito dos desafios, dificuldades, pressões, a exposição informativo sobre os serviços e contatos do Centro de Valorização da Vida (CVV), do atendimento psicológico e psiquiátrico e, ainda, a formação e fortalecimento de Grupos de Apoio Psicossocial são iniciativas previstas do Programa instituído pela legislação.

“Segundo o Ministério da Saúde o suicídio é a quarta causa de morte entre os jovens e, em nível de Rio Grande do Sul, este índice chega ao topo. Nos últimos cinco anos a incidência de suicídio de jovens entre 12 e 25 anos saltou 40%, ou seja, algo não está andando bem e precisamos fazer a nossa parte. É um tema abrangente e, tão logo sancionado, iremos procurar as Secretarias envolvidas para dar imediata eficácia” discursou Dr.ª Deili.

Diversos vereadores foram até a tribuna enaltecer a iniciativa da parlamentar e, com a aprovação,unânime da matéria, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Jorge Pozzobom.

Crédito da foto: Arquivo pessoal