Nesta segunda-feira (22), a partir das 19h, ocorre mais uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria, para debater a situação das famílias residentes nas margens da rede de linha férrea da cidade. Elas são objetos de ações de reintegração de posse emitidas pela Rumo Logística, empresa que tem a concessão da ferrovia. A organização da audiência está a cargo da Comissão Especial que cuida do assunto na Câmara desde novembro passado, presidida pelo vereador Valdir Oliveira.

“É importante preservar a segurança da população que vive nas proximidades na ferrovia, porém, não podemos deixar que a questão econômica se torne mais importante que a dignidade e o direito à moradia destas pessoas”, ressalta Oliveira.

De acordo com os números levantados pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores, estima-se que cerca de quatro mil residências poderão ser atingidas pelas ações de reintegração de posse, numa extensão territorial que vai de Camobi a Boca do Monte. Apesar deste levantamento, não se sabe ao certo quantas residências já foram notificadas.

Foram convidados para participar da Audiência representantes da Rumo Logística, Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Advocacia-Geral da União (AGU), Defensoria Pública, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Prefeitura, Associação de Moradores, entre outros.

 

 

 

Crédito da foto: Câmara/Arquivo/Divulgação