O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Trata-se de uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Assim, a atualização da caderneta de vacina será realizada de forma seletiva, ocorrendo em duas etapas, nos meses de outubro e novembro. A partir desta segunda-feira (7), os pais de crianças de seis meses a menores de 5 anos devem levar os pequenos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para a verificação da caderneta. Caso a criança ainda não tenha se imunizado, receberá a dose.

Esses dois públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. A Secretaria de Saúde reforça que não registrou nenhuma notificação de sarampo neste ano em Santa Maria. Para as pessoas de até 49 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses gratuitamente também nas unidades.

“Toda vacina é uma forma de prevenção para evitar a propagação do vírus. Por isso, é importante que crianças e adultos verifiquem se tomaram a dose e fiquem com a caderneta em dia”, explica Maria Antonieta Godoi Appel, responsável pelo setor de Imunizações da Vigilância em Saúde.

Calendário

Para crianças de seis meses a menores de 5 anos

– De 7 a 25 de outubro

Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

– 19 de outubro

Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Para pessoas de 20 a 29 anos

– De 18 a 30 de novembro

Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

– 30 de novembro

Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação