Após período de pré-cadastro que durou oito dias, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, divulga o resultado das famílias habilitadas para utilizar o serviço de esterilização gratuita do Castramóvel. As inscrições se encerraram na última sexta-feira (4) e ocorreram de forma online e presencial. Ao todo, 402 animais foram inscritos, entre fêmeas caninas e felinas, e 217 famílias serão beneficiadas. De acordo com levantamento da Superintendência de Bem-Estar Animal, a Região Oeste foi a que mais teve animais cadastrados.

Puderam se candidatar, neste primeiro momento, somente famílias em situação de vulnerabilidade social que estão no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O Castramóvel será operado pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, e, além de castrar, irá microchipar as fêmeas caninas e felinas (procedimento que incentiva a posse responsável e registra os dados do tutor, como nome, endereço e telefone, a fim de reunir informações que auxiliem em eventual perda, furto ou desaparecimento do pet).

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente trabalha para organizar o cronograma do Castramóvel, definindo as datas e os horários nos quais o trailer adaptado será levado até os bairros. O cronograma será divulgado em breve no site e nas redes sociais da Prefeitura de Santa Maria. Em paralelo, os servidores entrarão em contato, via telefone, com os responsáveis pelos animais, para avisá-los sobre a chegada do Castramóvel na comunidade.

Desde já, a Superintendência de Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar de proteção e roupa cirúrgica, deverão de adquiridos pelos próprios tutores. Esse e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento (em anexo, abaixo).

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação