O Castramóvel da Prefeitura de Santa Maria completou um ano de atendimentos nesta semana com o total de 1.075 esterilizações de fêmeas caninas e felinas, ultrapassando a estimativa de 1.030 procedimentos em 12 meses. A estimativa é que tenha se evitado o nascimento de mais de 12 mil crias indesejadas entre cães e gatos. Ao todo, foram 312 cirurgias em gatas e 763 em caninas.

A secretária adjunta de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, comemora o sucesso deste primeiro ano do serviço.

“Fechamos este um ano com chave de ouro, já que ultrapassamos a expectativa de procedimentos. Agora, se inicia um novo ciclo de trabalho, que seguiremos ao lado das ONGs que resgatam animais abandonados e também com o atendimento de tutores em vulnerabilidade social. Que o Castramóvel siga sendo um sucesso”, avalia Daniela.

Já o superintendente de Controle e Bem-Estar Animal, o veterinário Alexandre Caetano, além de celebrar os números alcançados pelo serviço, pontua que nenhum óbito foi registrado.

“A nossa avaliação deste um ano é muito positiva. Tivemos uma equipe muito profissional e atenciosa com os animais. Mas além de comemorar os 1.075 procedimentos, comemoramos que nenhum óbito ocorreu durante ou após a cirurgia. Este é o principal motivo para celebrarmos. O contrato com a empresa foi renovado e vamos seguir o trabalho do Castramóvel com excelência”, destaca Caetano.

As pessoas que inscreveram animais para a esterilização e que ainda não foram chamadas devem aguardar o contato por parte da Prefeitura para agendamento. A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, por ligação telefônica. O Castramóvel terá uma agenda de atendimentos por região da cidade de acordo com os endereços dos tutores inscritos.

No momento, não há previsão de abertura de cadastro para novos pedidos de castração de fêmeas caninas ou felinas.

O CASTRAMÓVEL

É gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação de 2022 e que teve o contrato renovado por mais um ano. O serviço tem contratação de profissionais de Santa Maria para atuar no Castramóvel. O trailer é puxado por um trator da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A empresa realiza até 86 castrações por mês.

As fêmeas caninas e felinas envolvidas nos procedimentos devem ter, no máximo, 8 anos.

A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar de proteção e roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos próprios tutores.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

O procedimento é a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação