A Prefeitura de Santa Maria avança na execução de um pacote de melhorias no Cemitério Ecumênico Municipal. Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, serão instaladas mais 50 câmeras de monitoramento no local. Os equipamentos estarão diretamente conectados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Os pontos onde as câmeras serão fixadas foram definidos a partir de um estudo feito pela Secretaria, pelo Ciosp e pela empresa Vigillare, que já presta serviços à Prefeitura. O estudo elencou como regiões de maior “risco” os fundos do Cemitério, na divisa com as novas Capelas Velatórias; o final da rua principal do Cemitério; o corredor das carneiras ao lado da Rua Samuel Kruschim; o portão de acesso pela Avenida Liberdade; a parte central do Cemitério; e o portão de acesso pela Avenida Dois de Novembro.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, além da transmissão para o Ciosp, as imagens captadas por todas as câmeras serão monitoradas no escritório do Cemitério por um funcionário terceirizado pela Vigillare.
A instalação das câmeras deve começar nas próximas semanas e, tão logo as primeiras fiquem aptas, começam a funcionar. O investimento resultará em um custo adicional de R$ 14.019,00 por mês no contrato do Executivo Municipal com a Vigillare. Os postes que darão suporte às câmeras já começaram a ser fixados no terreno.
Nos últimos meses, a Prefeitura realizou inúmeras ações para reforçar a estrutura do Cemitério Ecumênico Municipal, que possui uma área de quase 9 hectares. Entre elas, estão a limpeza permanente, com recolhimento de entulhos e podas de árvores, o asfaltamento de vias de circulação do local e melhorias no sistema de iluminação, além de um vigilante terceirizado que cuidará dos portões de acesso. E, ainda como investimentos do Poder Público Municipal, estão as Capelas Velatórias que começaram a funcionar no ano passado junto ao Cemitério Ecumênico.
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação