Entretenimento

Prendas e peões de diferentes entidades tradicionalistas participaram da primeira atividade que marca o começo dos Festejos Farroupilhas em Santa Maria. A chegada da Chama Crioula ao Município ocorreu na tarde de sábado (31), no CPF Piá do Sul. Ao todo, 30 pessoas, entre cavaleiros e equipe de apoio, percorreram 360 quilômetros, de Tenente Portela até Santa Maria, em 18 dias com o objetivo de preservar um dos mais importantes símbolos do Rio Grande do Sul. A Cavalgada de Condução da Chama Crioula contou com o apoio da Prefeitura. A cerimônia organizada pela 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), foi prestigiada pelo prefeito Jorge Pozzobom.

“A cavalgada demonstra o comprometimento do povo gaúcho com as tradições e, por isso, tem um significado especial. Estamos preparando a Semana Farroupilha para fazer com que seja realizado um dos maiores desfiles tradicionalistas em nosso Município”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do patrão do CPF Piá do Sul, José Mário De Bem.

A chegada da Chama Crioula em Santa Maria também foi acompanhada pelo coordenador da 13ª RT, Luís Sérgio Fassbinder, e pela tradicionalista Dinara Xavier da Paixão, prima de Paixão Côrtes. A professora universitária é a homenageada local desta edição da Semana Farroupilha.

A chama ficará na sede do CPF Piá do Sul até 7 de setembro, quando será conduzida até o Altar Monumento da Basílica da Medianeira. No local, às 15h, ocorrerá a união da Chama Crioula com o Fogo da Pátria. A solenidade marcará o encerramento das atividades da Semana da Pátria e a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas, quando também ocorrerá a distribuição da centelha para as demais instituições tradicionalistas.

Festejos Farroupilhas

Símbolo do gauchismo, a vida e a obra de Paixão Côrtes são os temas estaduais dos Festejos Farroupilhas 2019. O tradicionalista morreu em 2018 aos 91 anos, deixando um legado por chamar a atenção aos símbolos do Rio Grande do Sul, como a Chama Crioula e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Já o patrono é o músico César Oliveira, da dupla com Rogério Melo.

Em 20 de setembro, a Avenida Medianeira recebe o Desfile Temático Tradicionalista. No mesmo dia, também ocorre a solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas e extinção da Chama Crioula.

Chegada da Chama Crioula ocorreu no sábado no CPF Piá do Sul. Fotos: Prefeitura/Divulgação

Festejos Farroupilhas 2019

Destaques

– Tema regional: Paixão Côrtes – Vida e Obra

– Patrono regional: César Oliveira

– Homenageada local: Dinara Xavier da Paixão

Programação

Solenidade de Abertura dos Festejos Farroupilhas e Distribuição da Chama Crioula

– Dia: 7 de setembro

– Hora: 15h

– Local: Altar Monumento da Basílica Nossa Senhora Medianeira

Mateada das Escolas do Campo

– Dia: 12 de setembro

– Hora: 14h

– Local: EMEF João da Maia Braga

Cavalgada da Integração

– Dia: 28 de setembro

– Hora e local: saída as 9h da ENEF José Paim de Oliveira, seguindo até o CTG Tropeiro Velho

Sessão Externa Ordinária da Câmara de Vereadores

– Dia: 17 de setembro

– Hora: 15h

– Local: CTG Piá do Sul

Sessão Solene da Câmara de Vereadores

– Dia: 17 de setembro

– Hora: 18h

– Local: CTG Piá do Sul

Desfile Temático Tradicionalista

– Dia: 20 de setembro

– Hora: 8h (hasteamento das bandeiras) e 8h30min (início do desfile)

– Local: Avenida Medianeira

Sessão Solene de Entrega do Troféu Sepé Tiaraju

– Dia: 24 de setembro

– Hora: 18h30min

– Local: Câmara de Vereadores

Solenidade de entrega dos troféus Sentinela da Cultura, Barbosa Lessa, Cyro Dutra Ferreira e Paixão Côrtes

– Dia: 25 de setembro

– Hora: 20h

– Local: DT Querência das Dores

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura