A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã desta terça-feira (9) mais 2 mil unidades de repelentes para a distribuição nas Unidades de Saúde do Município. A medida é destinada somente a gestantes que fazem acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Não há previsão de entrega avulsa destes itens para outros grupos prioritários e usuários da Rede de Saúde.
Segundo a representante da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, a enfermeira Bruna Dedavid, é um repelente que tem uma porcentagem do agente que não prejudica gestantes. Ele também tem uma maior durabilidade e eficácia após a aplicação.
HISTÓRICO
Até meados de 2018, o Ministério da Saúde enviou repelentes de insetos para os estados, para serem repassados aos municípios, por meio de iniciativa integrada a ações ministeriais pontuais referentes ao plano de enfrentamento à microcefalia no Brasil. Na época, inicialmente foram dispensados para gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. Porém, os repelentes não foram mais dispensados a partir de 2019, então, a Secretaria de Saúde elaborou termo de compra para o Município, o que permitiu a continuidade da distribuição, principalmente em períodos críticos para aumento de casos de dengue.
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação