Um grupo de aproximadamente 100 comerciantes insatisfeitos com o fechamento das lojas devido conta da bandeira preta realizou uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (03), em Santa Maria. Os integrantes do protesto realizaram carreata pelas principais ruas da cidade e, após, se deslocaram até a frente da Prefeitura, na Rua Venâncio Aires, onde trancaram a via. Em cima de um caminhão de som os empresários pediram flexibilização das medidas implantadas pelo Governo do RS, volta das aulas presenciais e o tratamento precoce para pacientes com coronavírus.
No caminhão de som, havia faixas com os seguintes dizeres: “Toda atividade que põe comida na mesa é essencial. Lockdown Não”e “Todas as vidas importam. Tratamento precoce já”. Além disto, alguns carros estavam com cartazes de uma campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com a frase: “Empresas Abertas Salvam Famílias”.
A bandeira preta no Rio Grande segue até pelo menos o dia 7 de março. Nesta quarta-feira, até por volta meio-dia, Santa Maria não tinha nenhum leito de UTI Covid disponível e havia seis pessoas aguardando na fila.
Foto e vídeo: José Mauro/Especial