O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realiza, desde a segunda quinzena de outubro, a capacitação e a certificação de militares estaduais para exercerem a função de guarda-vidas no litoral (Norte e Sul) e águas internas. A capacitação é direcionada àqueles militares que ainda não têm o curso de guarda-vidas, e a certificação é para os que já possuem o curso de guarda-vidas e precisam apenas passar por um processo de validação.

Os militares que estão realizando o treinamento são oriundos do próprio Corpo de Bombeiros Militar e, também, da Brigada Militar, que cedeu policiais para participarem da Operação Verão por intermédio de termo de cooperação.

Até o momento, foram certificados 128 bombeiros militares para a função de guarda-vidas, os quais já estão aptos para o serviço. Além disso, a expectativa da Corporação é realizar a certificação de mais 200 bombeiros militares.

Atualmente, há 45 bombeiros militares aptos a participarem do curso, que ocorrerá no período de 16 de novembro a 5 de dezembro.

Até o momento, 91 policiais militares foram certificados pelo CBMRS para atuarem como guarda-vidas nas guaritas, havendo a possibilidade, ainda, da chegada de mais 119, pois o termo de cooperação foi acertado para a cedência de até 210 policiais militares para execução do serviço de guarda-vidas.

A expectativa do CBMRS é de chegar a 585 o número de militares estaduais, bombeiros e policiais, na função de guarda-vidas até 5 de dezembro, os quais se somarão aos guarda-vidas civis que ainda estão em processo de seleção.

 

Fonte: Ascom/CBMRS

Foto: CBMRS/Divulgação