A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, trabalha no projeto que irá melhorar o tráfego em uma das principais avenidas do Município, que concentra o maior número de veículos. O projeto prevê a instalação de um conjunto semafórico na Avenida Nossa Senhora Medianeira, no Bairro Medianeira, que beneficiará, principalmente, os motoristas que precisam fazer a conversão à esquerda para acessar a Rua Visconde de Pelotas, no sentido Bairro-Centro. Uma das consequências da medida é a necessidade de manejo da arborização mediante a devida autorização ambiental.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi, para que essa melhoria ocorra, o projeto prevê a necessidade de redução do canteiro central para a estruturação de uma pista adicional exclusiva para a conversão dos veículos.
“O objetivo desta mudança é facilitar a travessia, garantindo o máximo de segurança, e reduzir o congestionamento ao longo da via. Com isso, haverá mais segurança e fluidez no trânsito nas duas pistas da avenida, no sentido Bairro-Centro. O recuo será como uma terceira pista e será somente para os veículos que necessitam acessar a Visconde de Pelotas. A previsão é de que o semáforo comece a funcionar em fevereiro”, explica o secretário Ponsi.
Como ao longo de toda a Avenida Medianeira estão plantadas diversas espécies de árvores nativas, uma das consequências dessa medida é a necessidade de supressões e podas. Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez a solicitação para a Secretaria de Meio Ambiente realizar o corte de duas canafístulas, também conhecidas como angico-amarelo, e a poda de uma terceira árvore da mesma espécie.
“Estão sendo cumpridas todas as normas ambientais ao licenciamento ambiental e na execução do manejo. Inclusive, já foi suprimida uma das canafístulas e podada outra. Ao longo da avenida, já foram plantados outros exemplares”, lembra o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.
O secretário enfatiza também que, só no último trimestre de 2020, mesmo com a pandemia, 185 mudas de qualidade (com mais de 1,8 metros) foram adequadamente (com correta abertura de cova, adubação, tutoramento, e algumas com gradil, em locais compatíveis) plantadas nas ruas de Santa Maria pela Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação