A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria divulgou, nesta quarta-feira (02), o balanço referente ao ano 2018.
De acordo com a DPHPP, foram 53 homicídios dolosos consumados na cidade. Em relação a 2017, houve uma redução de 17%. Naquele ano foram cometidos 64 assassinatos. Em relação às tentativas de homicídios houve queda de 10%.
Em 2018, os policiais da DPHPP prenderam 59 adultos e apreendeu 11 adolescentes infratores.
“Em 2018, houve 35% a menos de procedimentos policiais instaurados para investigar homicídios consumados e tentados praticados por adolescentes infratores”, ressalta o delegado Gabriel Zanella, titular da DPHPP.
Zanella explica que essa queda nos números é resultado do alto índice de elucidação nos crimes. “Esclarecemos mais de 80% dos casos no ano passado. O elevado número de prisões também contribuição para a redução dos índices”.
Trabalho em equipe
Zanella ressaltou que o sucesso do trabalho é resultado da atuação em equipe.
“Vale destacar que o dedicado e diuturno trabalho em equipe, associado à inteligência policial, faz com que não apenas os executores (autores imediatos, por vezes vindos de outros municípios), mas também os mandantes dos homicídios sejam indiciados pela Polícia Civil, inclusive por organização criminosa ou associação criminosa quando caracterizadas”, frisou o delegado.
O perfil das vítimas de homicídios em 2018
- Em sua maioria são homens até 35 anos;
- A maioria das vítimas e dos autores dos homicídios têm antecedentes policiais e passagens pelo sistema prisional;
- A motivação, majoritariamente, está relacionada ao tráfico ilícito de drogas (40%) e desavenças, rixas, decorrentes da prática de outros crimes (40%). Restante: outros motivos (passional, fútil).
Crédito da foto: DPHPP/Divulgação