Devido às baixas temperaturas registradas em Santa Maria nos primeiros dias de inverno, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, voltou a conversar com os moradores em situação de rua que permaneciam junto ao prédio da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Entre a noite de domingo (27) e a tarde de segunda-feira (28), 10 pessoas que estavam no local foram encaminhadas para as duas casas de passagem que mantêm convênio com o Município, e uma outra foi levada para o Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato para passar por avaliações médicas.
A Prefeitura também fez a limpeza do espaço, descartando objetos que não tinham mais utilidade para as pessoas que ali estavam. Foram recolhidos itens como restos de comida, pratos e forros de camas improvisadas.
“Explicamos para eles que não era digno ficar naquele lugar, ainda mais neste frio, já que temos as nossas casas de passagem, que oferecem alimentação e banho, entre outros serviços. Também fizemos um acordo com os moradores para que eles separassem os objetos que gostariam de guardar para que pudéssemos descartar o restante e limpar a área”, explica o secretário Desenvolvimento Social, João Chaves.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal, de psicólogos e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das equipes das casas de passagem Mundo Novo e Maria Madalena. O projeto UFSM nas Ruas: Mais Portas, Menos Muros, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, também participou.
Quatro cachorros que estavam junto aos desabrigados foram levados com eles para as casas de passagem.
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação