Por Guilherme Simon
A Prefeitura de Dona Francisca realizou na sexta-feira, 17, uma programação especial em alusão aos seus 55 anos de emancipação. A programação iniciou com debates e programas de rádio apresentados diretamente do município em veículos de comunicação da região. A equipe do Santa Maria 24 Horas esteve realizando a cobertura das comemorações com os seus repórteres Guilherme Simon e Ilson Facco.
No final da tarde, aconteceu uma carreata pelas ruas da cidade, com a participação das soberanas, Ana Carolina e Vitória Waholtz, além de autoridades, servidores municipais, e comunidade em geral. Às 18 horas, na Igreja Matriz, aconteceu a Missa de Ação e Graças, seguida de um show de fogos de artifícios.
Conforme o Prefeito Edaleo Dalla Nora, diferente dos anos anteriores, em 2020, devido a pandemia, a administração municipal teve que inovar para não deixar de comemorar mais um aniversário da cidade.
“Embora com essa pandemia não pudermos comemorar o aniversário da nossa querida Dona Francisca, nós da administração municipal tivemos que inovar”, destaca o Dalla Nora.
Betinho Fantinel, que nasceu e cresceu em Dona Francisca, veio de Brasília, capital do País, onde é servidor da Fundação Luiz Guimarães, para comemorar os 55 anos de emancipação do município.
“Foi em Dona Francisca que iniciei minha caminhada política. Aqui fui Secretário e coordenador de saúde, vereador, tenho um envolvimento com o município. A minha raiz é Dona Francisca, pra mim é um motivo de satisfação, por isso fiz questão de estar aqui hoje”, destaca Fantinel.
A HISTÓRIA:
Situada às margens direita do Rio Jacuí, o município de Dona Francisca fazia parte da antiga Colônia Santos Ângelo, e foi criado em 1883. Pertencente a Cachoeira do Sul, e com sede em Fazenda Santo Antônio, de propriedade do Senhor José Gomes Leal, o município Franciscano teve como primeiro mandatário o Senhor ObaldinoTessele, nomeado Interventor pelo Governador do Estado.
Crédito das fotos: Ilson Facco Martins/Especial/SM24Horas