A equipe do Santa Maria 24 Horas conversou nesta semana com o vereador Francisco Harrison (MDB). O político, que também concorreu ao cargo de deputado federal no pleito de 2018 e fez 8.894 votos, realizou uma avaliação de sua gestão ao longo deste ano na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Santa Maria 24 Horas: Como é ser vereador em uma cidade como Santa Maria?
Vereador – Em uma cidade em crise financeira, ser vereador, representante do povo, é enfrentar muitos desafios, pois o cidadão busca medidas efetivas e são muitas as demandas que chegam aos gabinetes. O vereador atua criando leis, regulando as que existem e fiscalizando o Executivo. Neste ano, foram muitos os trabalhos, mas o principal foi a proposta, negada pela Mesa Diretora, de cortar a cota dos celulares dos vereadores. É uma afronta a população pagar esta conta.
Atuação na Comissão de Políticas Públicas
O dr. Francisco é o atual presidente da Comissão de Políticas Públicas.
“Na comissão tratamos temas como a falta de infraestrutura em invasões já populosas, desapropriações, sobre os distritos de Santa Maria e recebemos muitas associações, como a dos taxistas, e também representantes de órgãos, como secretários da Prefeitura, representantes da Corsan, entre outras autoridades, sempre buscando o encaminhamento mais resolutivo”, explicou Dr. Francisco.
Comissão de Saúde
O vereador do MDB também teve forte atuação como vice-presidente na Comissão de Saúde da Câmara.
“A Comissão é onde um assunto toma peso e a área da saúde é meu foco. Quando um assunto chega, minha obrigação é dar atenção e procurar solucioná-lo, a grande maioria das vezes junto a Prefeitura. Existe muito trabalho dentro das comissões”, observou.
Entre as principais pautas da saúde estiveram o Hospital Regional, Pronto Atendimento, unidades de saúde e ESFs.
“Este ano trabalhei ao lado dos agentes de saúde, visitei o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas, criei a Semana Municipal de Noções de Primeiros Socorros, fui relator do projeto dos fogos de artifício, além da submissão da toxoplasmose”, ressaltou.
Os planos em 2019
Para 2019, o foco é dar agilidade ao Conselho da Juventude, que está nas mãos do prefeito. Outra meta é tratar da aplicação responsável do dinheiro público, com medidas de economicidade e fiscalização dos órgãos públicos.