Na manhã desta terça-feira (05), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que desistiu das medidas divulgadas ontem em relação ao pagamento do IPVA 2020. O anúncio foi realizado após reunião com deputados da base aliada no Piratini.

Leite confirmou que o imposto poderá ser pago em parcelas, como foi feito em anos anteriores.

“Nossa atitude não é pela pressão, é por sermos um governo que acompanha as reações, as escutas, e não se enclausura nas suas decisões. Portanto, diante das manifestações dos nossos deputados, estamos revendo nossa posição e voltaremos a discutir o tema no próximo ano, para discussão na Assembleia Legislativa”, disse o governador aos deputados.

Os contribuintes poderão quitar o IPVA até abril – e não mais em janeiro –, com possibilidade de desconto de 3% pela antecipação do pagamento em dezembro, além de 3%, 2% e 1%, respectivamente, para quem pagar em janeiro, fevereiro e março.

Ontem, o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, havia dito que o pagamento seria realizado somente em cota única. A medida repercutiu negativamente juntos aos contribuintes e diversos setores da sociedade, inclusive junto aos deputados que apoiam o governo.

 

Crédito da foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Divulgação