A comunidade santa-mariense é aguardada no dia 6 de outubro junto aos locais de votação para o pleito que vai definir os novos Conselheiros Tutelares que vão atuar na cidade a partir de 2020.

Quarenta e dois candidatos disputam 15 vagas disponíveis em três sedes do Conselho Tutelar em Santa Maria: Centro (Rua Dr. Pantaleão, 200, no Centro), Leste (Rua Valentim Farias de Lima, 260, no Bairro Camobi) e Oeste (Rua Antonio Porto Alegre, 225, Bairro Santa Marta). Confira os números e os nomes de cada um dos candidatos.

A votação vai se estender das 8h às 17h, em diversos locais da cidade (saiba mais abaixo). Podem votar todos aqueles que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral.

“As pessoas que vão ocupar essas vagas precisam ter conhecimento específico, de legislação, por exemplo, e saber tratar bem, se colocar no lugar do outro, trabalhar em equipe, o que torna o trabalho muito rigoroso. É uma profissão que lida, principalmente, com crianças e adolescentes em situação de risco, então, é necessário estar preparo emocionalmente para lidar com o problema dos outros”, diz a presidente da comissão especial eleitoral, Márcia Vendruscolo.

Márcia conta que o cargo é eletivo justamente porque demanda a confiança da população. No entanto, no último pleito, em 2015, houve baixa adesão de eleitores. Cerca de mil foram até as urnas, sendo que 200.247 pessoas estavam aptas a votar na cidade em 2014 conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito. Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

O processo seletivo começou em abril e segue até dia 10 de janeiro, com a posse, conforme a relação abaixo:

1ª – Registro da candidatura e entrega dos documentos em abril (mais de 60)

2ª – Análise da documentação, homologação e impugnações

3ª – Avaliação de aptidão mental e psicológica

4ª – Curso de formação de Conselheiros Tutelares na Ulbra (que ocorreu de 24 a 26 de julho)

5ª – Teste seletivo de conhecimento (dia 5 de agosto)

6ª – Campanha (a partir do dia 23 de agosto)

7ª – Eleições (dia 6 de outubro)

8ª – Posse (dia 10 de janeiro de 2020)

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação