Desde março do ano passado, Santa Maria conta com o serviço de emissão de Certificação Internacional de Febre Amarela, documento que é necessário para o ingresso de visitantes em determinados países, como o Panamá, o Chile e a Dinamarca, por exemplo. O serviço é oferecido no Centro de Orientação ao Viajante e, até dezembro, a Prefeitura já conseguiu realizar a emissão de cerca de 3,6 mil certificações.

A habilitação ao serviço, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi uma conquista da Prefeitura, após a capacitação dos servidores. Conforme a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, emitir a certificação na cidade é um facilitador para a comunidade, já que, antes, os viajantes precisavam se deslocar para outras cidades do Estado para conseguirem emitir o documento.

Andréa explica que, ao longo do ano, a procura foi intensa pelo serviço, o que justifica a necessidade de o Município realizar a emissão. Para adquirir a certificação, o usuário precisa que conste, no cartão de vacinação, o registro da vacina contra a Febre Amarela. Caso o viajante não tenha realizado essa imunização específica, ele terá que procurar uma Unidade de Saúde da cidade para receber a dose.

“Antes de vir ao Centro de Orientação ao Viajante, o usuário também terá que realizar um cadastro prévio no site da Anvisa, realizando o agendamento de forma online. Em função da demanda, que foi intensa, a partir de janeiro de 2019, o atendimento será realizado somente para viajantes residentes em Santa Maria, que comprovem a residência”, explicou Andréa.

Abaixo, confira o passo a passo para emitir a certificação, bem como o local em que o serviço é oferecido.

Serviço é realizado no Centro de Orientação ao Viajante, localizado na Rua Tuiuti. Fotos: João Alves/Prefeitura

SERVIÇO

– Onde realizar a emissão da Certificação Internacional de Febre Amarela:

Local: Centro de Orientação ao Viajante

Endereço: Rua Tuiuti, nº 1.926 (junto à Superintendência de Vigilância em Saúde)

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 10h20min

Informações: (55) 3921-7154

– Para adquirir a certificação:

* É necessário que, no cartão de vacinação, conste o registro da vacina contra a Febre Amarela. Caso não tenha realizado a vacina, procure uma Unidade de Saúde para receber a dose.

* É necessária a realização de um cadastro prévio no site viajante.anvisa.gov.br, além do agendamento de dia e horário de atendimento, no mesmo site.

* O atendimento no Centro de Orientação ao Viajante é realizado somente mediante o cadastro e agendamento eletrônico.

* Para o atendimento presencial no Centro de Orientação ao Viajante, os usuários devem estar munidos da carteira de vacinação e documento de identidade.

Fonte: Prefeitura de Santa Maria