O presidente Jair Bolsonaro realizou neste sábado (15) a sua primeira visita ao Rio Grande do Sul, desde que assumiu o mandato em 1º de janeiro, para participar da Festa Nacional da Artilharia em Santa Maria. O evento ainda contou com a presença do vice Hamilton Mourão e do governador Eduardo Leite.
A comitiva presidencial foi recepcionada na Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria. Após, o grupo seguiu para a sede do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP) Regimento Mallet.
Em seu discurso, o presidente Bolsonaro saudou os civis e militares presentes no evento.
“Cumprimento o povo maravilhoso do RS. O Papa está mais ao Sul, mas Deus é brasileiro. Cadê meu chimarrão?”, brincou.
Aliado extra-Otan
Ainda seu pronunciamento, o presidente aproveitou para anunciar que o Brasil foi aceito pelos EUA como aliado extra-Otan.
“Com muito orgulho anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa visita aos Estados Unidos. Fomos aceitos pelo presidente Donald Trump como grande aliado extra-Otan. Isso nos permite melhores equipamentos e uma interação maior com o mercado de Defesa”, afirmou Bolsonaro.
Abaixo, veja o vídeo produzido por Luciano Souza Foto e Vídeo durante o evento.
Festa Nacional da Artilharia
Celebrada anualmente, a festa encena a Batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1866 às margens do lago Tuiuti, no Paraguai. Armas e um canhão da época da batalha foram utilizadas na encenação, bem como uniformes que remetem aos do passado. A batalha é considerada a maior disputa campal da América Latina, e fundamental para os países da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) na Guerra do Paraguai.
Neste ano, além dos 153 anos da Batalha de Tuiuti, a Fenart comemora o 218º aniversário do nascimento do marechal Emílio Luiz Mallet, considerado o patrono da artilharia brasileira.
Crédito da foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Divulgação