Por Raul Pujol/Da Redação
O comandante do Exército Brasileiro (EB), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou sua primeira visita a Santa Maria. Em um clima de expectativa pela vinda da Escola de Sargento das Armas (ESA), o general foi recebido pelo prefeito Jorge Pozzobom e participou, na tarde desta quinta-feira (08), de atividades no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), localizado no Bairro Boi Morto.
Na ocasião, o general assistiu demonstrações do Exército com um efetivo de 800 militares e 400 viaturas, incluindo diversos blindados, além de dois caças AMX A-1 da ALA 4 e um helicóptero. Atualmente, Santa Maria possui o 2º maior contingente de militares do país.
“Dá um orgulho danado essa instituição, como me sinto bem em ver o nível de profissionalismo e a capacidade dos nossos militares”, ressaltou o general após assistir simulações de ataques e defesa.
Vinda da ESA
O general Paulo Sérgio Nogueira Oliveira também concedeu uma coletiva de imprensa onde o tema principal foi a possível vinda da ESA para a cidade. Santa Maria é uma das três cidades brasileiras na disputa, ao lado de Ponta Grossa, no Paraná, e Recife, em Pernambuco.
“A cidade é muito bem localizada, com uma parte educacional muito boa. Tem a vantagem de ter várias unidades militares, unidades de blindados, que são importantes para a formação dos nossos sargentos. A Prefeitura e o Estado mostraram ter todas as condições de apoio necessárias para a instalação da Escola de Sargentos. Santa Maria está muito bem e poderá ser a futura sede. Entretanto, tudo será feito com muita racionalidade” afirmou o general.
A decisão de qual será a cidade escolhida para ser a sede da nova Escola de Sargentos deve ocorrer a partir de agosto.
“Sem soberba, respeitando sempre os outros municípios que estão na disputa pela Escola de Sargentos, mas nenhuma cidade se mobilizou como nós”, ressaltou Pozzobom.