A Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, lançou nesta segunda-feira (30) o edital para o processo seletivo Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai) 2021. São 210 vagas, distribuídas em cinco cursos. Conforme o documento, as inscrições estarão abertas de 15 de setembro a 7 de outubro e de 18 de outubro a 4 de novembro. A prova será aplicada em 16 de novembro.

Os cursos ofertados para o ano letivo 2022 são: Desenho Industrial; Eletrometalmecânica com qualificação em uma das áreas: Eletricidade, Mecânica de Usinagem ou Metalurgia; Eletricidade; Mecânica de Usinagem; e Metalurgia. As exigências para cada curso estão disponíveis no edital (veja abaixo números de vagas e turnos de cada curso).

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer na secretaria da Emai (Avenida Rio Branco, 66 – próximo a Gare), dentro das datas previstas, de segunda a quinta-feira, exceto feriados, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. É necessário apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento do candidato.

Também é preciso ter em mãos o atestado atualizado de participação devidamente assinado pela Escola Pública ou escola conveniada com a Rede Pública, comprovando que o candidato está participando regularmente das aulas na modalidade vigente (remota ou híbrida). O candidato menor de idade deverá obrigatoriamente estar acompanhado do representante legal.

A prova de seleção será constituída de 50 questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta. Serão 25 questões de Língua Portuguesa com compreensão e interpretação de texto, ortografia, morfossintaxe, crase, pontuação e significação das palavras. As outras 25 questões serão de Matemática com números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, e probabilidade e estatística.

Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no edital (em anexo, abaixo). Dúvidas ou mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (55) 3222-7568.

CURSOS E VAGAS

Desenho Industrial

– Duração: um ano

– Turnos: manhã ou tarde

– Vagas: 30 para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde

Eletrometalmecânica com qualificação em uma das áreas: Eletricidade, Mecânica de Usinagem ou Metalurgia

– Duração: dois anos

– Turnos: manhã ou tarde

– Vagas: 45 para o turno da manhã e 45 para o turno da tarde

Eletricidade

– Duração: um ano

– Turno: noite

– Vagas: 20

Mecânica de Usinagem

– Duração: um ano

– Turno: noite

– Vagas: 20

Metalurgia

– Duração: um ano

– Turno: noite

– Vagas: 20

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação

Foto: PMSM/Divulgação