O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril em todo o território brasileiro. A data foi proposta em 1940 pelas lideranças indígenas dos países da América, após participarem do Congresso Indigenista Interamericano. Para celebrar e refletir sobre os povos originários do Brasil, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promove uma exposição fotográfica com registros de tribos indígenas de diversas regiões do país, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. A exposição começou nesta semana e vai até o dia 3 de maio. As fotos são de Ubiritan Costa, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“A Biblioteca é um espaço de integração entre a cultura e a população de Santa Maria. Dessa forma, abrimos esse espaço aqui para exposições com grande valor cultural”, explica a secretária Adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Teston.
As fotos nas regiões Norte e Nordeste do país foram feitas em um período de 12 anos (1977-1989), e, na região Sul, na década de 90 e início dos anos 2000. De acordo com Ubiritan Costa, autor das fotos, cada uma delas traz uma história e um pouco da cultura indígena, que é tão diversa:
“Eu sempre gostei de fotografia e, aproveitando que fui para o Norte do país, meu objetivo era, um dia, mostrar para Santa Maria que não existe apenas um índio, são mais de 200 povos indígenas no Brasil, cada um com sua cultura e história”, explica Ubiritan.
A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia, na Avenida Presidente Vargas, nº 1000, no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Crédito da foto: João Alves