Uma mensagem racista foi escrita no banheiro do prédio do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Preto bom é preto morto”, diz a frase.

O gabinete do reitor imitiu uma nota informando que a “instituição está abrindo o processo de investigação através das vias administrativas e judiciais cabíveis”.

A UFSM tomou conhecimento do ato criminoso na terça-feira (24).

Veja a nota na íntegra emitida pela instituição:

A Universidade Federal de Santa Maria repudia, mais uma vez, qualquer forma de preconceito, racismo, agressão, assédio, abuso de poder, violência verbal ou física dentro e fora da Instituição.

Frente à manifestação racista registrada no prédio do Centro de Tecnologia da UFSM, a Gestão informa que tomou ciência do fato no dia de hoje, 24 de janeiro, isolou a área e está abrindo o processo de investigação através das vias administrativas e judiciais cabíveis.

Esse tipo de manifestação fere os princípios da diversidade e da pluralidade, que constituem a sociedade e nossa instituição. Além de ser totalmente covarde, pois foi registrada em um banheiro, local em que não há câmeras de segurança, dificultando as investigações. Ainda assim, a UFSM fará o possível para encontrar o responsável e aplicar as devidas punições.

Qualquer situação semelhante deve ser denunciada por meio da Ouvidoria no site www.ufsm.br/ouvidoria.

 

Foto: Arquivo pessoal