Com a previsão de frio rigoroso, a Prefeitura de Santa Maria em parceria com as Casas de Passagem realiza, desde ontem (12), a Patrulha da Solidariedade 2023. A iniciativa tem parceria com as Casas de Passagem de Santa Maria, que auxiliam na busca ativa da população em situação de rua. Neste ano, a ação será um pouco diferente, com intervenções durante o dia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade, e também à noite, pelas ruas.

Além da Patrulha da Solidariedade, o Executivo Municipal também abriu a Casa de Acolhimento de Inverno, com 20 vagas. O serviço é temporário, para ampliar os leitos das Casas de Passagem durante a estação mais fria do ano.

A secretária de Desenvolvimento Social em exercício, Daniele Lang, pontua que o objetivo é intensificar rondas pelo Município para acolher pessoas em situação de rua, com busca ativa de pessoas que estejam dormindo em praças e passeios públicos para levá-las às Casas de Passagem.

“Com apoio da Prefeitura, as Casa de Passagem irão fazer as intervenções à noite, pelas ruas e passeios públicos, e encaminhar as pessoas que concordarem em ir para os abrigos. Já a equipe da Prefeitura fará, desta quarta (14) a sexta-feira (16), das 8h às 10h, ações no Creas”, salienta Daniele.

Para mais informações sobre as casas de passagem, a população pode entrar em contato com o Creas, ou com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Norte, Leste ou Oeste pelo telefone (55) 3174-1519, e selecionar o ramal respectivo ao setor que deseja contatar. Uma mensagem eletrônica dará opções durante a ligação.

CAMPANHA DO AGASALHO

Além da Patrulha da Solidariedade, a população também pode ajudar a Prefeitura a cuidar de quem mais precisa neste momento, a partir de doações para a Campanha do Agasalho 2023. Itens de inverno podem ser direcionados em mais de 40 pontos de coleta espalhados pela cidade (veja lista abaixo).

Os donativos são armazenados no Pavilhão C do Centro Desportivo Municipal (CDM), local onde o estoque fica à disposição para as pessoas em vulnerabilidade social.

RECEBER ITENS

Interessados em receber os donativos da Campanha do Agasalho devem ir ao Pavilhão C do CDM, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30min. Estas pessoas devem preencher um cadastro e, depois, podem ficar por 10 minutos no ginásio, onde estão armazenadas as doações, para escolherem até 10 peças de inverno, sendo um cobertor por pessoa. Contam como peça de inverno moletom, calçados, blusão, calça e outros agasalhos.

Além disso, só será permitida a entrada de uma pessoa por família. A mesma pessoa poderá voltar ao Pavilhão C para buscar mais itens, mas só será liberada a entrada a cada 15 dias.

Interessados em receber os donativos da Campanha do Agasalho devem ir ao CDM. Fotos: João Alves/PMSM/Divulgação

PATRULHA DA SOLIDARIEDADE

– Telefones para contato com o Creas e os Cras Norte, Leste ou Oeste: (55) 3174-1519, e selecionar o ramal respectivo ao setor que deseja contatar. Uma mensagem eletrônica dará opções durante a ligação.

CAMPANHA DO AGASALHO 2023

– Onde retirar agasalhos: Pavilhão C do Centro Desportivo Municipal (CDM), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30min

– Contatos: dúvidas ou mais informações pelos telefones (55) 3174-1518 e (55) 97400-6490 (ligações e WhatsApp)

ONDE DOAR

– Prazo: até 31 de julho

– Centro Desportivo Municipal (CDM)

– Centro Administrativo Municipal (Prefeitura)

– Rede Vivo

– Monet Plaza Shopping

– Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

– Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Maria (Apusm)

– Avacon Administradora de Condomínios

– Imobiliária Cancian

– Vida Card

– Royal Plaza Shopping

– Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto

– Banco de Alimentos

– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

– Oral Sim

– Sulclean

– Grupo Voalle

– Totem

– Lojas Safira

– Lilica e Tigor

– Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)

– Shopping Praça Nova

– Redemaq

– Elegância Center Shop

– Mekal Química

– Panvel Farmácias

– Davant Odontologia e Implantes

– Escritório Becker & RAS Advocacia Especializada

– Instituto Mix

– Lojas Paraíso

– Cadastro Único

– PRS Monitoramento e Sistemas de Segurança

Fonte: PMSM