A programação da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) que marca os 10 anos do incêndio na Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos, começa nesta quarta-feira (25) e seguem até sábado (28). As atividades preveem painéis de discussão e homenagens em diversos locais da cidade.

Hoje a partir das 19h, está prevista a Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. A concentração e saída será da Tenda da Vigília, na Praça Saldanha Marinho (em frente ao Banrisul), seguindo pela Avenida Rio Branco e pela Rua dos Andradas, até o local em que funcionava a casa noturna.

Já na quinta-feira (26), a partir das 16h, a programação ocorre na Praça Saldanha Marinho, com painéis, rodas de conversa, depoimentos e palestra com Fabrício Carpinejar.

Ainda no mesmo dia, às 21h, no Theatro Treze de Maio, ocorre exibição do 1º episódio do documentário “Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria”, que tem direção de Marcelo Canellas. No mesmo horário, ocorre um painel na Praça Saldanha Marinho. Já a partir das 22h, ocorre a Vigília e Ações de Homenagem, em frente ao prédio onde funcionava a boate. As ações vão se estender pela madrugada.

Sexta-feira terá programação intensa

Na sexta-feira (27), as atividades são todas na Praça Saldanha Marinho e começam às 10h, com culto ecumênico. Às 13h45min ocorre soltura de balões, e às 14h, a roda de conversa “Mães y Madres: Kiss e Cromañón, com Nilda Gomez, do grupo Familias Por La Vida – Argentina, com participação e mães da ATVSM. A partir das 15h30min, ocorre a roda de conversa “O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade?”, com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Jr (advogado que representa a AVTSM no processo penal). E às 17h, “Por que prevenção vale a pena?”, com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP).

À noite, também na Praça Saldanha Marinho, está prevista a ação “10 anos do Kiss: que não se repita, com apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’”, às 19h. Já às 20h30min, com os jornalistas Daniela Arbex e Marcelo Canellas, está prevista a palestra “Por que contar essa história 10 anos depois?”. As atividades de sexta-feira encerram com show musical de Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires, a partir das 22h.

O cronograma de homenagens termina no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 25/01, quarta-feira

– 19h – Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. Concentração na Tenda da Vigília (em frente ao Banrisul).

Dia 26/01, quinta-feira

– 14h – Coletiva de imprensa no auditório da Sedufsm (Rua André Marques, 665)

– 16h – Acolhida, na Praça Saldanha Marinho

– 18h – Abertura, Na Praça Saldanha Marinho

– 18h30min – 10 anos da AVTSM com Adherbal Ferreira, (pai Jhenifer e ex-presidente), Flávio

Silva (pai de Andrielle e ex-presidente) e Gabriel Rovadoschi (sobrevivente e presidente

da associação), na Praça Saldanha Marinho

– 19h30min – Aniversariando Ausências com Fabrício Carpinejar (Poeta e cronista gaúcho), na Praça Saldanha Marinho

– 21h – Exibição do 1º episódio do Documentário “Boate Kiss — A Tragédia de Santa Maria” (Globoplay), no Theatro Treze de Maio, e painel com atividades simultâneas para aqueles que não quiserem assistir, na Praça Saldanha Marinho

– 22h – Vigília e Ações de Homenagem, em frente ao prédio em que funcionava a boate

Dia 27/01, sexta-feira

(todas as atividades do dia ocorrem na Praça Saldanha Marinho)

– 10h – Abertura e Culto Ecumênico

– 13h45min – Soltura dos Balões

– 14h – Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e Mães da AVTSM

– 15h30min – O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael

e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Júnior (advogado que representa a AVTSM no

processo penal)

– 17h – Por que prevenção vale a pena? com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)

– 19h – 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” — Apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’

– 20h30min – Por que contar essa história 10 anos depois? com Daniela Arbex (jornalista e

autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss) e Marcelo

Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)

– 22h – Encerramento com Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires

Dia 28/01, sábado

– 20h – Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação